sexta-feira, 1 de abril de 2011

Contos e Novels - uma via rápida para dias rápidos?

Mais uma pequena postagem pessoal que entra um pouco no grupo de "meus relatos e experiências nesse mundo da literatura".

Acontece que, desde que as aulas na faculdade começaram, eu passei a ter cerca de 1 hora livre somente por dia e isso foi um grande baque para quem mal havia acabado de se acostumar a escrever tendo cerca de seis horas durante as noites para refletir, fazer mapas de idéias e anotações e então escrever. Porém não há o que ser feito quanto ao tempo, é irremediável, então comecei uma busca desesperada para encontrar um novo regime de trabalho para manter-me cumprindo o objetivo principal - ESCREVER TODOS OS DIAS.

Coisas vem, coisas vão, resumindo tudo acabei encontrando um novo foco, que na verdade é algo que eu já vinha vendo ser aconselhado a todos os escritores iniciantes (como eu) - escreva contos. Contos afinal são mais rápidos e fáceis de escrever do que um livro, por exemplo, e isso torna-os ideais para este momento mais corrido de rotina.

Além disso acabei encontrando concursos de antologias de contos que me interessam bastante, o que me incentivou ainda mais!

Fora isto, ao invés de focar em obras mais longas, a médio prazo estou querendo me focar em narrativas rápidas, ao estilo Light Novel, já que tenho diversos projetos mais simples que encaixam perfeitamente neste formato.

Bom, e o que se pode tirar de util da minha pequena rotina comum?

Procure sempre novos métodos, novos meios, novas formas, mas nunca deixe a escrita parar! É sério, eu não consigo me considerar assim tão genial ao ponto de não precisar de anos de esforço diário para conseguir escrever algo bom. Somente raros e geniais autores ao longo da História puderam se dar a esse luxo de "sentar um dia e começar uma obra prima" sem antes ter passado anos e anos lutando para aperfeiçoar sua própria técnica.

Sinceramente eu acredito que qualquer um que comece com este pensamento de que não precisa se esforçar todos os dias e pode simplesmente começar quando quiser pode se dar mal um bocado até chegar aonde deseja. Eu prefiro continuar aqui "me matando" para daqui a, quem sabe, algumas décadas ter um mínimo de orgulho de mim =)

Nenhum comentário: