sexta-feira, 22 de junho de 2012

RB Battle - o codinome de um novo card game

Durante a vida acabamos por criar diversas coisas que na hora achamos incríveis, mas que depois vão para a gaveta e nunca mais veem a luz do dia. Foi assim que com apenas 11 anos criei uma engine de card game e uma história bem inspirada por Pokemon e Medabots: o MAC Card Game.

Com o passar dos anos, em algumas oportunidades, acabei retomando aquela antiga ideia e remodelando-a em parte. Claro que, pela falta de outras pessoas com quem trocar ideias, sempre o projeto acabava voltando para a dita gaveta (neste caso somente as gavetas da minha memória).

Foi então que neste junho de 2012, depois de uma bela e longa noite de sono acabei tendo um pensamento instigante:

"De que adianta eu deixar aquele card game engavetado pra sempre? Eu poderia construí-lo divulgando na internet e assim achar outras pessoas que talvez achem interessante!"

Ora! Do que vale uma ideia 'milionária' se ela fica escondida! Vamos dar um novo nome e começar a publicar!!

RB Battle - O Card Game


Basicamente eu comecei a transcrever a engine num documento público, no Google Docs e estou aceitando sugestões e críticas, nem que seja um "que ideia ruim!"


Quando eu tiver um tempinho volto aqui pra atualizar com mais informações deste projeto, mas o doc já está com imagens e vários trechos de informações de passos que pretendo dar com este pequeno e ousado projeto. Afinal, quem é que bota limites nas suas ideias?

Abraços pessoal!

Um comentário:

Jeguy Hope disse...

Projeto interessante, mas não sei se é só no meu computador, ou é o Documento do Google Docs, mas ele está mostrando, a partir de uma certa página, tudo em código HTML. Lá na página 3, além de estar em código HTML, e a partir do final da página 8, começa a haver overlap de caracteres, sendo impossível ler qualquer coisa.

Bem, darei minha opinião sobre a ideia, baseando-me no fato de jogar 4 cardgames diferentes e de ser um fan de Mecha.

Agora opinando sobre a ideia em si, não querendo ser muito crítico, imagino que colocar muitas categorias de divisão nas criaturas seria ruim (Em vez de família, não seria melhor Fabricante?). Primeiro porque complica demais o jogo e assusta novos jogadores que não estejam extremamente interessados e segundo porque começa a ser demorado e complicado para criar novas criaturas depois de um tempo. Agora é apenas uma sugestão, mas se são robôs, imagino que seria estranho chamar de criaturas. Que tal chamar de unidades?

Agora uma pergunta, serão apenas 5 fabricantes principais? Dizendo de um ponto de vista de um fan de Mecha, peca pela falta de indústrias especializadas em robôs de tipos Aquáticos e Terrestres. E que tal um fabricante que crie robôs mais personalizados, que são bem pouco adaptáveis e versáteis, mas são excepcionais nas funções primárias? Além dessa, que tal um fabricante que produza criaturas de produção em massa? Não são robôs muito poderosos, mas eles possuem um poder de ataque médio, somado à custo baixo (Estratégia de trocar Qualidade por Quantidade).

Outra coisa, não seria melhor deixar pré-escolhido a quantidade de pontos de vida, e apenas deixar os jogadores escolher um deles? Deixar a escolha de pontos ser livre faria o jogo ficar saturado de decks (ou baralhos) muito poderosos, que culminaria em jogos com muitos pontos de vida, se tornando muito longos e fazendo as unidades mais fracas serem ignoradas.

Mais uma coisa, os equipamentos poderem ser equipados por qualquer criatura do mesmo fabricante não parece ser muito abusivo? Seria melhor limitar por equipamentos mais genéricos, que podem ser usados por qualquer unidade, mas não são tão poderosos, e os melhores equipamentos, que só podem ser usados por certas unidades (Limite com um texto na carta como "Esse equipamento só pode ser equipado na criatura "(Nome da criatura aqui)". Outra coisa interessante seria fazer o valor da criatura subir conforme mais poderoso for o equipamento, o que faria as pessoas variarem mais na estratégia.

Penúltima coisa, o que exatamente seriam as cartas de eventos? Funcionariam como as cartas mágicas do Yu-gi-oh? Ou teriam também características de cartas armadilhas do Yu-gi-oh?

Agora sim, última coisa: As criaturas mais poderosas teriam efeitos próprios? Como jogador de 4 cardgames diferentes, tenho que dizer que a ideia de colocar efeitos poderosos e exclusivos (Do tipo: Perdem poder se há unidades de fabricantes diferentes do fabricante dessa unidade) nas unidades mais poderosas é muito interessante.

Peço desculpas por quão longo ficou o comentário e se eventualmente fui muito crítico no texto.